Nossa sede, imóvel tombado

por Dr. Rafael Simões

sede cesame imóvel tombado

Temos orgulho de ter como sede um bem do patrimônio cultural de Belo Horizonte.
Esse sobrado, imóvel tombado em 2009, foi construído nos anos 1930, num período em que ainda avançava a ocupação dos lotes da região dos bairros Lourdes e Santo Agostinho.

O sobrado unifamiliar apresenta suntuosidade. A fachada apresenta tipologias com elementos em estilo românico e com sacada no pavimento superior. Nota-se que essa edificação dos anos 1930 se assenta em pavimento suspenso para compensar o leve declive da rua. Essa tipo de base visava proteger de infiltração de umidade do solo e já se distinguia dos imóveis dos anos 1920, que costumavam utilizar de porão para o mesmo fim.

O interior do térreo conta com sala ampla, com piso de taco de madeira de lei, com rico trabalho de marchetaria. Na cozinha, há azulejos coloridos vitrificados.

Processo de tombamento

O tombamento desse sobrado ocorreu em 2009 pela Diretoria do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte no contexto de tombamento do Conjunto Urbano Praça Raul Soares e Avenida Olegário Maciel, visando preservar a identidade cultural e arquitetônica da região. 

Nesse processo, ainda em curso, inclui-se a Praça Raul Soares, conhecido como centro geográfico de Belo Horizonte, com jardins de Burle Marx, inspirado no paisagismo europeu do início do século XX; a sede da Primeira Igreja Batista da Capital, transferida para a praça em 1941 e o prédio JK. Diversos outras casas da região, construídas nos anos 1930 e 1940, se tornaram imóveis tombados.

Para mais informações históricas e arquitetônicas dessa região clique aqui.

FOTOS DO IMÓVEL

cesame imovel tombado 1930
Imagem após 1936 (vide altar do evento Congresso Coração Eucarístico, desse ano). Imóvel em construção, ainda sem as paredes de fechamento (seta vermelha). Note que a Avenida Amazonas terminava na esquina da Rua dos Timbiras.

sede cesame imóvel tombado 1940
Foto de 1940. Imóvel concluído (seta vermelha). Note o terreno quadrangular, onde será edificado o Edifício JK.

FOTOS DO ENTORNO DA PRAÇA RAUL SOARES

sede cesame imóvel tombado 1950 e praça Raul SoaresEntorno da Praça Raul Soares, 1950. Acima, campo do Clube Atlético Mineiro, atual Shopping Diamond Mall. Abaixo, lote do futuro Edifício JK. Imóvel assinalado pela seta vermelha.     

sede cesame imóvel tombado 1965 e praça Raul Soares
Entorno da Praça Raul Soares, 1965. Acima, campo do Clube Atlético Mineiro, atual Shopping Diamond Mall. Abaixo,Edifício JK. Imóvel assinalado pela seta vermelha.  

Compartilhe 
WhatsApp

Página inicial
Fotos