CURSOS AOS PROFISSIONAIS

Cursos e eventos destinados a profissionais da saúde.

PRÓXIMO EVENTO

 

GRUPO DE DISCUSSÃO REGULAR

Evento Psicanálise e Toxicomanias.

Caros participantes do grupo “psicanálise e toxicomanias”, convidamos a todos para retomarmos nossas atividades no ano de 2017. No nosso primeiro encontro trataremos das adições. Estas são como uma toxicomania sem drogas. Consideramos a adição como o recurso a um objeto externo que, para o adito, representaria a única forma de obter prazer e de escapar do sofrimento físico/mental, cuja origem remonta, muitas vezes, a um traumatismo precoce. Trata-se de uma dinâmica pulsional – um modo de funcionamento psíquico – que, na tentativa de elaborar o trauma, reatualiza uma repetição que se situa para além do princípio do prazer. (CECCARELLI, P.R.; FREITAS, V.C)

O termo “adição” aparece na Europa como uma transposição da utilização algo- saxônica que engloba a toxicomania, o alcoolismo e as demais formas de dependência, a saber: jogos, sexo, transtornos alimentares, compra compulsiva, enfim, toda atitude, comportamento e ação que transcende um querer consciente do sujeito que, não raro, reconhece sua incapacidade de controle: a adição caracteriza uma situação da qual o sujeito é escravo; uma dependência.

Neste encontro, trabalharemos duas vinhetas clínicas como ponto de partida para discutirmos a psicogênese das adições e os desdobramentos psicopatológicos do traumatismo precoce.

Público-alvo: profissionais da saúde e estudantes

Inscrições: gratuitas

Local: 
Data: 
Horário: 20:00

Organização

Rodrigo Pardini Guedes (coordenador) Psicólogo, psicanalista, especialista em teoria psicanalítica e mestre em psicologia pela UFMG.

Víctor Cruz de Freitas – Diretor Clínico do CESAME Psicólogo, mestre em Psicopatologia e Psicanálise pela Universidade Paris 7 – Diderot.

Paulo Roberto Ceccarelli – Diretor Científico do CESAME Psicólogo, psicanalista, doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade Paris 7 – Diderot.

 

Perversões e suas versões
Coordenação Prof. Dr. Paulo Roberto Ceccarelli

Grupo de discussão sobre as perversões em uma perspectiva transdisciplinar.
Público-alvo: Geral, independente da área de atuação
Inscrições: gratuitas e no local
Local: 
Data: segundo sábado de cada mês
Horário: 14:00

 

Página inicial